sábado, 12 de março de 2011

Serotonina e endorfina - substâncias do bem-estar

Serotonina e endorfina  substâncias do bemestar 

Associada à sensação de bem-estar, a serotonina desempenha um papel importante no nosso sistema nervoso. Entre as suas funções está a regulação do sono, além do controle da temperatura corporal e do apetite. Sem ela estamos mais vulneráveis a doenças, como a depressão e também ao mau humor. Uma pesquisa publicada no site Science Express, da revista Science confirma isso. Quando pessoas são submetidas a uma redução do nível de serotonina, elas têm menos capacidade de resistir à agressividade, além de ficarem mais ansiosas e terem comportamentos compulsivos.
Por esta razão sentimos uma vontade incontrolável de comer doces e carboidratos (massas ou pães) - responsáveis pela produção da substância. Mas você pode combater a falta dela consumindo outros alimentos com um nutriente chamado triptofano, presente na carne bovina e de peru, em peixes, amendoim, banana, leites e seus derivados.
Outra substância que está ligada à sensação de bem-estar é a endorfina, liberada na prática de exercícios físicos. Ela é produzida durante e depois da atividade e regula as emoções. Considerada um analgésico natural, a endorfina ajuda na redução do estresse e ansiedade, aliviando as nossas tensões. Está aí a prova de que vida saudável e em equilíbrio é resultado de boa alimentação e exercícios físicos.
Por Juliana Lopes